Como deixar o seu celular mais seguro?

De Wiki Escola de Ativismo
Ir para: navegação, pesquisa

Como configurar o seu celular de forma segura?

Segurança absoluta não existe. O que seguem aqui são indicações para configurar o seu celular com maior segurança e privacidade no caso de apreensões, perdas ou roubos.

SENHA:

Ter uma senha no celular é fundamental e isso é só no caso de ter o celular apreendido, roubado ou perdido, mas também para evitar que alguém tenha acesso à ele sem autorização. Para configurar sua senha no Android acesse Configurações > Segurança > Tela de Bloqueio, entre as opções escolha Senha (palavra frase) e escreva sua senha nova. A opção de uma palavra é muito mais segura que o Deslize ou que o PIN de números, pois esses tem poucas opções de combinações e podem ser visualizados através da gordura dos dedos na tela (tente fazer o teste no seu celular inclinando a tela e percebendo que a marcação da senha se revela), sendo assim são fáceis de adivinhar.

Para Iphone ainda existe a opção de dar a sua Digital ou Reconhecimento Facial como forma de acesso, mas não recomendamos nenhuma dessas duas formas, pois apesar de parecerem fáceis e simples, elas aumentam o acúmulo de informações pessoais sobre sua identificação por terceiros, como é o caso da empresa Apple e suas "parceiras" (não se esqueçam do PRISM -https://pt.wikipedia.org/wiki/PRISM_%28programa_de_vigil%C3%A2ncia%29-). Para alterar a senha no Iphone acesse Ajustes > Código > Alterar Código > Escolher Passphrase ou Senha de caracteres Alfanuméricos.

Para Windows Phone ir em Configurações > Bloqueio > Alterar a senha.

CRIPTOGRAFIA

As informações do seu celular podem ser acessadas se não estiverem criptografadas, mesmo através do “Factory reset” ou “Configurações de fábrica”, as sombras dos arquivos apagados ainda ficam na memória do dispositivo e é possível recuperar fotos, vídeos e outros dados. Por isso recomendamos que se você tiver Android a partir da versão 4.1 (veja aqui como checar a versão do celular http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/01/como-saber-versao-do-android-do-seu-celular-ou-tablet.html): criptografe o celular integralmente. Antes de seguir com o procedimento é recomendável fazer um backup dos seus arquivos. Para criptografar seu celular vá em Configurações > Segurança > Criptografar telefone. O telefone irá precisar da bateria do celular cheia e um pouco de tempo para que seu telefone faça o procedimento (máximo 30 minutos). Para encriptar Iphone veja essas dicas (https://ssd.eff.org/pt-br/module/como-encriptar-seu-iphone). O Windows Phone permite a criptografia na versão 10 do sistema operacional. Para saber mais acesse aqui: (http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/01/como-ativar-criptografia-no-windows-10-mobile.html).

ESCONDA SEUS ARQUIVOS SENSÍVEIS

Esconder arquivos no celular usando alguns aplicativos vai garantir maior privacidade para a suas fotos, vídeos e contatos que estão armazenadas dentro do aparelho. Aqui vamos dar dicas de aplicativos que permitem colocar esses arquivos em uma pasta secreta. Esses aplicativos são: Para Android: Secrecy (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.doplgangr.secrecy): é um aplicativo de código aberto disponível para Android que usa um sistema de criptografia conhecido e testado. Ele é fácil de instalar e é gratuito. Quando se instala o aplicativo ele nos redireciona para uma página de apresentação do app (em inglês). Depois de visualizar a página de explicação, abra o aplicativo e clique no símbolo “+” e adicione um novo cofre. Nomeie o cofre como preferir e crie uma senha boa, mas que você possa lembrar (importantíssimo!!). Depois de criar o cofre, clique no nome dele e coloque sua senha. Isso abrirá o cofre, e lá dentro você poderá adicionar as imagens que quiser clicando no símbolo “+”. É importante perceber que uma vez adicionadas dentro do cofre as imagens não aparecerão mais na sua Galeria de Fotos, e só poderão ser vistas ou acessadas para compartilhar dentro do cofre. O legal desse aplicativo é que ele criptografa seus cofres e fica quase impossível uma pessoa acessa-lo sem sua senha. Existem muitas outras opções de aplicativos similares ao Secrecy, como o Cofre KeepSafe (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.kii.safe), mas eles não são de código aberto, o que não nos deixa entender se o que prometem fazer é realmente verdade, mas para quem tiver dificuldades com o Secrecy, vale a pena dar uma olhada nas outras opções ficando atenta para as permissões que o app pede e para as reviews no PlayStore.

Para Iphone tente o Securepad (http://appcrawlr.com/ios/secure-pad) e para Windows Phone o Pic Lock Ultimate (http://www.windowscentral.com/pic-lock-ultimate-windows-phone-8-keeping-secret-photos-secret).

FAÇA UMA CÓPIA DOS SEUS ARQUIVOS

O jeito mais recomendado é fazer backup baixando as informações do seu celular no seu computador com um cabo USB. E como fazer isso vai depender do modelo do seu celular e do aplicativo recomendado, mas geralmente conectando o seu celular o computador você irá conseguir visualizar seus arquivos. Você também pode usar um aplicativo de bacukp (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mdroidapps.easybackup&hl=pt) ou guardar seus arquivos na nuvem, mas recomendamos ficar atenta com quais arquivos serão armazenados na nuvem, não se esqueçam dos casos de vazamento de nudes de celebridades devido à copias de arquivos no Icloud (http://gizmodo.uol.com.br/falha-icloud-fotos-vazadas/) e dos pedidos de dados a empresas que tem escritório na Brasil, como Google https://www.google.com/transparencyreport/userdatarequests/countries/ que de Janeiro a Junho de 2016 teve mais de 59% de pedidos atendidos. (link de infográfico de como isso acontece).

QUAL A MELHOR DE TRANSPORTAR/ GUARDAR O CELULAR EM SITUAÇÕES QUE ELE PODE SER APREENDIDO

A forma mais segura de manter o celular é criptografado e desligado. Isso pode ser útil se você acredita que seu celular pode ser apreendido por alguma razão. Essa é a única forma na qual todos os dados do celular ficam codificados e ilegíveis para ataques sofisticados.

O que fazer quando pedem a senha do meu celular?

A polícia não pode me obrigar a pessoa que está sendo revistada ou abordada a revelar a senha do celular. Segundo o advogado Flaco Siqueira: "A coação, física ou moral, a pressão, ou qualquer forma de exigência de acesso ao celular de uma pessoa sem que o acesso seja concedido de maneira voluntária e consciente é absolutamente proibido nacional e internacionalmente. A garantia de não fazer prova contra si mesmo está disposta no art. 14.3, g, do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos e no art. 8º, 2, g, da Convenção Americana sobre Direitos Humanos. A Constituição também protege a pessoa pelo art. 5º,LXIII quando diz que a pessoa presa deve ser informada que pode ficar em silêncio. Além disso o art. 5º, X, determina ser inviolável a intimidade e privacidade de todos os cidadãos e o art. 5º, XII, que diz ser inviolável o sigilo da correspondência e comunicações telegráficas que protege os dados da pessoa. Assim, a pessoa não tem a obrigação de fornecer sua senha pessoal para o agente policial e nem mesmo para um(a) juiz(a). Autorização judicial para fornecimento de senha também é absolutamente vedado. O que pode ser feito com autorização judicial é quebrar o sigilo da correspondência e comunicações telegráficas (art. 5º, XII, da Constituição), mas não da intimidade, que seria a própria senha. Assim, a investigação tem que encontrar meios próprios de encontrar informações e nunca exigir que ela seja dada pela própria pessoa. Ou seja legalmente é ilegal obrigar uma pessoa a fornecer a senha do celular, mas sabemos que ás vezes as autoridades podem a usar da coerção para obrigar alguém a fornecer a senha. " Para tentar garantir mais segurança nesses casos recomendamos ocultar os rastros de informações sensíveis: apagando as mensagens dos seus chats, usando aplicativos que escondem e criptografam seus suas informações sensíveis e escondendo esses aplicativos através das configurações do seu telefone ou através de apps específicos para isso, como o Apex Launcher https://play.google.com/store/apps/details?id=com.anddoes.launcher&hl=pt_PT

Existe celular "mais" seguro?

Existem alguns sistemas operacionais que podem melhorar a privacidade do seu celular e a segurança das suas comunicações pois são de código aberto, não proprietários e algumas vezes são feitos para esse propósito especifico. O Android é o sistema operacional mais usado atualmente, e apesar de ter como base um sistema Linux, é feito pelo Google, uma empresa que coleta os dados do aparelho para seus interesses privados. Além disso é o sistema mais visado por desenvolvedores de vírus para celular, por isso é essencial que se instale no celular somente aplicativos de confiança e que se verifique sempre quais permissões os são necessário para os aplicativos funcionarem. Não faz muito tempo foi revelada uma grande falha de segurança em Androids através da instalação de aplicativos maliciosos, que fingiam ser uma laterna ou agenda e eram programas espiões. Veja aqui mais informações (em inglês)http://blog.checkpoint.com/2016/11/30/1-million-google-accounts-breached-gooligan/ O IOS do Iphone assim como o Android é um sistema proprietário e além disso tem o seu código fechado. Aqui recomendamos o Linage OS (continuação do Cyanogen) https://www.lineageos.org/ que é um sistema operacional de código aberto e não proprietário. Para instalar é preciso fazer um procedimento de baixar a versão para seu modelo de celular e seguir alguns passos (https://duckduckgo.com/?q=como+instalar+lineage+os&t=ffsb&ia=videos).

Outros sistemas operacionais que estão sendo desenvolvidos com o propósito de segurança

   Securegen: https://securegen.com.br/
   Cooperhead OS: https://copperhead.co/android/

Mais links

http://link.estadao.com.br/blogs/deu-nos-autos/smartphones-baus-do-tesouro-da-lava-jato/ http://jota.info/artigos/o-acesso-ao-whatsapp-pela-operacao-lava-jato-05122016 https://noticias.terra.com.br/mundo/revistar-o-celular-exigir-senhas-entrar-nas-redes-sociais-o-que-podem-fazer-os-agentes-de-imigracao-dos-eua,c65ef63d25cc89845ad9ef1010cad0dcumncuvm9.html https://www.theatlantic.com/technology/archive/2017/02/a-nasa-engineer-is-required-to-unlock-his-phone-at-the-border/516489/