Como funciona a Internet

Fonte: Wiki Escola de Ativismo
Ir para: navegação, pesquisa
Sessão

Como funciona a Internet

No. de Participantes

De acordo com o número de facilitadorxs - 5 participantes para cada facilitadorx.

Objetivo

Desmistificar o funcionamento da Internet, seu aspecto físico e suas vulnerabilidades.

Conteúdos

Introdução ao funcionamento da Internet; Aspecto físico da rede (cabos subterrâneos e submarinos) x a “nuvem”; Criptografia de tráfego: HTTP x HTTPS; Criptografia ponta-a-ponta: e-mail criptografado (gpg); Vulnerabilidades: Acesso legal e ilegal à dados e metadados; sniffing; uso de rede aberta...

Como fazer

A atividade consiste em armar de forma lúdica, com a ajuda de participantes, o caminho do fluxo de informação desde o momento que vc se conecta com a internet, ao momento que vc envia um email e ele chega ao destino. Com o caminho montado e de fácil visualização, vários conteúdos podem ser abordados.

  1. Convide 8 pessoas para ser voluntárias;
  2. Misture os papeis com as imagens (pessoa 1 no computador, roteador, provedor de internet e servidor de email – dois papéis de cada) e peça para que cada pessoa pegue um papel.
  3. Explique que a pessoa 1 quer enviar um email para a pessoa 2, e pergunte como a informação trafegaria nessa estrutura.
  4. Peça para que as pessoas se organizem de acordo com o fluxo da informação (do envio do email)
  5. Ajude as pessoas a se organizar, se for preciso, dispondo na seguinte ordem:

Pessoa 1 – roteador 1 – provedor de Internet 1 – servidor de email 1 – servidor de email 2 – provedor de Internet 2 – roteador 2 – pessoa 2.

  1. Inicie a explicação trazendo a questão dos cabos subterrâneos e submarinos x a nuvem. A Internet é física, a informação passa através de cabos. A nuvem é sempre o computador de outra pessoa.
  2. Siga para a explicação sobre HTTP x HTTPS e introduza o conceito de criptografia de tráfego.
  3. Utilize um cartão postal para explicar como a informação trafega sem criptografia. Todas as pessoas que tem acesso ao cartão podem ver a mensagem e os metadados.
  4. Coloque o cartão postal em um envelope e explique como a informação trafega criptografada com HTTPS – todas as pessoas que tem acesso ao envelope podem ver os metadados, mas só os servidores de email e remetente e destinatário podem ver a mensagem.
  5. Pegue o papel com a mensagem criptografa e coloque dentro do envelope para explicar como funciona a criptografia ponta-a-ponta. Dessa vez todas as pessoas que tem acesso ao envelope podem ver os metadados, mas só remetente e destinatário podem ver a mensagem. Só essas duas pessoas possuem a chave para descriptografar a mensagem, e os servidores não tem acesso.
  6. Comece a explicação sobre as vulnerabilidades:

No computador: Vírus, malware, spyware, senhas fracas... No roteador: Sniffing, acesso ao tráfego de pacotes/informação. Redes abertas de aeroportos, cafés e etc oferecem alto risco. No provedor de Internet: Acesso a dados através de ordem judicial No Servidor de Email: Acesso a dados através de ordem judicial; acesso a tudo por parte do próprio provedor.


Referências

How Internet Works in 5 minutes
Mapa de cabos submarinos
criptografia na rede (http, https..)

Tempo

40min – 1h

Materiais

- Folhas a4 com as seguintes infos escritas e imagens: Pessoa 1 Pessoa 2 Roteador 1 Roteador 2 Provedor de Internet 1 (oi, gvt, net) Provedor de Internet 2 (oi, gvt, net) Servidor de Email 1 (Gmail, Yahoo, Hotmail) Servidor de Email 2 (Gmail, Yahoo, Hotmail) https://ativismo.org.br/wp-content/uploads/2017/04/caminho_internet.zip

- Cartão postal preenchido - Envelope com Remetente, destinatário, local (IP), Assunto da Mensagem - Folha com um exemplo de mensagem criptografada

Dicas

É uma sessão que serve para explicar várias coisas relacionadas ao funcionamento da Internet a partir do momento em que o caminho é montado com a ajuda de pessoas voluntárias. Então os conteúdos e o tempo podem variar. No

TAGS:
#Internet
#criptografia
#HTTP #HTTPS #VPN #TOR #PGP