Como se comunicar com segurança com uma pessoa que pode estar sendo monitorada

Da wiki Wiki Escola de Ativismo
Ir para: navegação, pesquisa

Provavelmente essa fonte irá aparecer através de outros contatos. Analise a segurança do canal de comunicação que será colocado a disposição. Por exemplo, se o único canal de contato for através de um número de telefone, existe uma maior probabilidade de um monitoramento de ligações através de grampo, e pode existir menor chance de pedido judicial de logs e conteúdo da chamada para o Whatsapp, então talvez o contato através do aplicativo seja o canal mais seguro. Se possível, tenha um numero de telefone dedicado para esses contatos de fonte ou um email anônimo para usar nessas ocasiões, principalmente se você for uma pessoa que trabalha com pesquisas investigativas, jornalismo de denúncia, entre outros cenários. Depois do primeiro contato, tente marcar um encontro presencial, se possível e seguro, caso contrário, combine uma forma de comunicação mais segura, como:

  • audio-conferências no https://meet.jit.si, é uma boa opção quando fazer o contato instalar algo para se comunicar é inviável. Lembre-se de desligar as webcams e não usar nicks (apelidos) identificáveis;
  • ligação áudio no Whatsapp pu chat secreto no Telegram. Tente essas duas opções geralmente as pessoas tem esses apps mais comuns instalados.
  • chats seguros como Signal e Wire. A vantagem aqui é usar um chat no celular, para uma comunicação mais frequente, que pode ser configurado de forma segura e apagar rastros de mensagens no telefone das pessoas com quem você. esta se comunicando;
  • emails criptografados sem muito esforço como Prontonmail https://protonmail.com/ . A desvantagem é que a pessoa também deve criar um email para ela, a vantagem é que pode ser uma boa opção para ela se comunicar com outras pessoas além de você.