Criando senhas fortes

De Wiki Escola de Ativismo
Ir para: navegação, pesquisa

Por que criar senhas fortes? A gente mal sabe o quanto nossas senhas são fracas e que existem porções de dicionários cibernéticos que podem quebrá-las em poucos segundos, através de combinações de algoritmos que nossos cérebros não conseguem contabilizar tão rapidamente. Felizmente, alguns websites podem nos mostrar como nossas senhas são fracas e, ainda, quais delas já estão rodando o mundo cibernético e nós nem estamos sabendo!



Vem cá, dá uma checada em quanto tempo sua senha pode ser quebrada:

   https://howsecureismypassword.net/
   

Agora, aproveita e já checa se ela não está circulando por aí:

   https://haveibeenpwned.com/

Esse site mostra se a sua senha já caiu em alguma brecha/vazamento de senhas de variados websites e redes sociais. Se sim, qual e-mail estava associado a esta conta e mude a senha de ambos!

Tudo bem, entendi. Mas, e agora? Como crio uma boa senha?

Nós não precisamos reinventar a roda. Há muitos bons manuais na internet sobre como criar senhas fortes. Aqui, no entanto, vamos passar alguns que são recomendados por grupos ativistas da segurança da informação e atualizar algumas informações.

As condições mínimas para uma senha ser segura:

a senha deverá ser longa. Idealmente, sugerimos que seja uma frase-senha, ao invés de uma palavra-senha. Por exemplo: cavalo-azul.vestido2x
além de letras, é importante que tenha outros caracteres: números, pontuações, caracteres especiais.
a senha deverá ter variações de capitalização (letras em maiúscula e minúscula).
a senha não deve ser relacionada a você. Neste sentido, não escreva nada sobre sua vida pessoal, inclusive sobre as pessoas que fazem parte da sua vida. Uma sugestão é que pegue elementos aleatórios de espaços públicos que você visitou. Exemplo: poste, quantidade de janelas da casa que acabou de ver, animais pelas ruas.


Vejamos como ficaria a sugestão da senha exemplificada na condição 1: Cav4lo-aZul.ve$tido2x2x

No site "how secure is my password" essa senha levaria 3 octilhões de anos para ser quebrada. Até mesmo a mais simples, cavalo-azul.vestido2x não cairia tão fácil assim, porque já tem muitos elementos que tornam segura (é longa, não é associável, tem pontuações, caracteres e números).

Se você quer uma senha que leve octilhões de anos para ser quebrada (se o for!), mas tem medo de esquecê-la, ainda temos uma sugestão: use um banco de dados para senhas, criptografado, em seu computador! O programa mais indicado é o Keepassx. Ele cria um arquivo criptografado onde serão armazenadas suas senhas. Para isso, você precisará se lembrar apenas de uma senha, a da criptografia deste arquivo. Guarde uma cópia dele em algum dispositivo, já que computadores tendem a parar de funcionar quando bem quiserem.

O site "security in a box" tem vários guias e manuais para te encorajar a ter uma vida online mais segura. Um desses é "Como criar e manter senhas seguras". Neste manual, ele fala mais sobre o Keepassx também:

   https://securityinabox.org/pt/guide/passwords/
   

Mas há também outros sites que podem ajudar nessa tarefa:

   http://www.midiatismo.com.br/como-criar-e-gerenciar-senhas-mais-seguras
   http://pt.wikihow.com/Criar-uma-Senha-que-Voc%C3%AA-Possa-Lembrar