Cuidados e Segurança:Cuidados coletivos e autocuidados

Fonte: Wiki Escola de Ativismo
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Cuidados durante a pandemia

Trabalho Remoto

O novo contexto traz essa novidade na vida de muitas pessoas, a realização do trabalho totalmente online, num esquema de “escritório em casa”, muitas vezes com espaço compartilhado com outras pessoas no mesmo ambiente. Aqui vão algumas dicas e práticas para passarmos por esse período com menos dificuldade. Lembrando que são sugestões que pode ou não servir para você, absorva aquilo que é funcional para você.

Dicas:

  • Tenham um plano de ações ou atividades para o dia e/ou para reuniões.
  • Arrumar um espaço adequado ergonomicamente.
  • Como é cansativo crie pausas a cada x tempo de trabalho. Ex: 5 minutos a cada 1h.
  • Sempre levar em conta que tem pessoas com menos capacidade técnicas e sociais, crie uma cultura para que todes possam participar. (internet ruim, acesso a equipamentos com menos memória e capacidades, espaço compartilhado, etc...)
  • Estabeleça limite de horas de trabalho por dia e de reuniões por dia.

Reuniões online:

  • Use plataformas de comunicação segura (mumble, jit.si, big blue button).
  • Tenha uma pessoa facilitadora para reunião. (pode organizar as falas e tempo da reunião).
  • Desligue o microfone quando não estiver falando.
  • Façam atas com acordos explícitos.
  • Use o chat de texto do comunicador para comentários breves (evitando interrupções e falas com o mesmo conteúdo).
  • Escute enquanto não fala, evite fazer leituras e outras atividades paralelas.
  • Não dialogar enquanto alguém intervém
  • Com pouca banda de internet, desligue as câmeras


Proteção psicológica durante o isolamento social

Não perder a comunicação/afeto com os outros Isolamento social, não é isolamento afetivo, é importante mantermos contato com o mundo exterior, principalmente com aqueles que nos fortalecem. A melhor forma é utilizando internet ou telefone. Para isso podemos usar os aplicativos de comunicação seguro sugerido na seção ????. (mumble, jit.si ou big blue button).

Planejar e manter as atividades e rotinas A mudança brusca no nosso ritmo e rotina pode nos trazer dificuldades para organizar e distribuir o tempo. Procure ajuda e referências para estruturar suas atividades se necessário.

Limitar o fluxo de informação Estabelecermos limite de quantidade e tempo dedicado a acompanhar as últimas notícias. Esse limite é muito pessoal, podemos determinar um horário do dia para acompanhar notícias, ou ainda estabelecer um limite de tempo para visualizar mensagens de grupos e redes sociais ou desligar o celular e computador em parte do dia. Ache seu equilíbrio pessoal!

Encontrar narrativas que nos alimente Construir coletivamente com seus pares, comunidade e afetos, análises de contexto e de oportunidades. Evitando narrativas carregadas de pessimismo que pode levar ao desespero, construir narrativas de outros futuros de novas possibilidades.

Conheça o trabalho do Mapa do Acolhimento, onde você pode encontrar diferentes locais que oferecem atendimento gratuito ou voluntário online em saúde mental.

LabCuidados

Zine 01 - Insônia

Esse é um primeiro zine experimental para falarmos sobre saúde e ativismo sob uma perspectiva feminista, antirracista e autonomista. Toda e qualquer crítica e sugestão é bem vinda através de labcuidados@riseup.net.

Estamos em Maio de 2020, em plena pandemia de Covid-19 no Brasil. O isolamento social nos impacta em diversos níveis, e nosso cenário político tem aumentado ainda mais nosso sofrimento. Afetando nossos níveis energético, mental e psicológico muitas vezes evoluindo para sinais e sintomas em nosso corpo físico também. Fortalecer nossa espiritualidade também nos ajuda dando pertencimento e força para continuarmos a construir nosso propósito de vida, não importando a forma como você sente e expressa sua espiritualidade.

Pretendemos fazer uma série de zines que irão abordar os desequilíbrios que temos visto mais comumente entre as pessoas que estão em isolamento social. Reconhecemos que existem muitas pessoas que não tem a opção de estar em isolamento e também precisam de materiais e cuidados específicos para os desafios e sofrimento que é estar exposta/o diariamente ao vírus.

Este guia foi construído para promover autonomia nos processos de saúde entre ativistas que buscam justiça social e o fim da cultura patriarcal, racista, homofóbica e sexista. Nesse primeiro zine vamos explorar a insônia, suas causas, tratamentos e práticas naturais.

O zine não busca apresentar verdades, esgotar assuntos, apresentar soluções universais ou substituir cuidados médicos, compartilhamos alguns caminhos possíveis para nos tornarmos investigadoras de nós mesmas, para nos olharmos com novos e atentos olhos com gosto de descoberta. Tudo aqui pode ser colocado em prática e ninguém melhor que você para definir o que funciona e o que não funciona.

Para aquelas que embarcarem nessa, bem vindas/os a jornada que começa hoje e não acaba nunca...

Baixe o zine em:

Anexos do zine para download:

Outras Referências