Kelly tem uma nova palavra
É uma ótima dinâmica para repensar nossa linguagem e, principalmente, verificar a apreensão do conteúdo. Em oficinas de segurança da informação, Kelly auxilia a adequarmos os termos em inglês a outros mais compreensíveis na língua portuguesa. É uma brincadeira de criatividade!
- O que é
- uma ótima dinâmica para o fim do dia ou início dele.
- Recursos
- quadro branco, canetão, duas pessoas para rodar (uma para a dinâmica, uma para o quadro).
- Como
- o grupo é dividido em minigrupos (pelo menos 3 pessoas, máximo 5);
- 01 pessoa fica responsável para definir as palavras da Kelly;
- 01 pessoa fica no quadro branco anotando as palavras e pontuações.
A pessoa responsável pela nova palavra vai ao centro e fala: "Kelly tem uma nova palavra para X", em que X é uma palavra aprendida durante a oficina (por exemplo: TOR, VPN, GPG, Servidor, etc).
Cada grupo tem cerca de 15 segundos para devolver uma palavra (túnel, chave, código, por exemplo), se o grupo não conseguir responder, perde a rodada, ainda assim, os outros grupos devem responder. A pessoa responsável pela nova palavra é quem define qual a definição mais adequada (sim, é muito subjetivo e a pessoa tem que ter compromisso com simplicidade e entendimento).
Anote os pontos no quadro branco! E, se houver grupo vencedor, pode haver um prêmio, mas o ideal é que todes ganhem. :-)
Tempo: 15 minutos.