Segurança Holística

Da wiki Wiki Escola de Ativismo
Ir para: navegação, pesquisa
Sessão

Segurança Holística

Grupo de Participantes

Até 20 participantes.

Objetivo

Trazer reflexão sobre cuidados e autocuidados em nossos grupos de atuação, o que já fazemos e os desafios para ampliar essa prática.

Conteúdos
Cuidados e autocuidados começa sempre com a pergunta “Como você está?”
Apresentação de resumo do texto “Integrated Security”.
Troca de experiências e desafios dos participantes em cima da discussão do texto.
Ferramenta individual para visualização das atividades semanais e utilização do nosso tempo.
Roda de cuidados.
Como fazer
Abertura e check in – 30 min

Estabelece o tom da oficina. Sentar em silêncio e sentir o que o corpo está falando. Deixar por 3 minutos. Depois fazer um check in com todos os participantes para ver como está a energia deles. Em roda cada participante diz seu nome faz uma mímica para falar como está se sentindo naquele momento. Ao final é aberto para aqueles que quiserem falar mais sobre como está se sentindo.

Atividade 1 – 1:30

10 min para apresentação da atividade, dividem-se em 3 a 4 grupos, entregamos 1 texto impresso por grupo. Terão 15 minutos para leitura do texto e 45min para discussão do texto em grupo, com uma folha grande para fazer observações do que acharem importante a partir da pergunta provocadora. Em seguida terão mais 30 min para compartilhar com o grupo grande. Pergunta provocadora: Quais estratégias já praticamos para nossa segurança pessoal, de nossos afetos e de nossos grupos? O que podemos fazer para ampliar o conceito de segurança dentro de nossos grupos?

Atividade 2 – 30 min

Um dos grandes desafios dos Defensores de direitos humanos é a administração de tempo e recurso (financeiro, energético, de pessoas). Cada participante recebe um pedaço de papel e é convidado a colocar todas as ações de um dia comum de sua vida, desde a hora que acorda até a hora que vai dormir. (15 min para essa ação). Agora o participante é convidado a colocar na frente de cada ação um símbolo para determinar se aquilo nutre ou debilita suas energias. (5 minuto para essa ação) Depois formam uma dupla para trocar suas anotações. (10 minutos) Pergunta provocadora (não vai ser respondida): Quando foi a última vez que cuidei de mim mesma? O que faço como forma de autocuidado? Como posso maximizar as coisas que me alimentam e evitar as coisas tiram minha energia?

Fechamento - 20 min

Aqueles que se sentirem desconfortáveis de receberem toque de outra pessoa serão convidados a observar, todos devem fazer apenas o que sentem confortáveis em participar e cada pessoa sabe o que é mais saudável para si mesmo. Vamos convidar todos a ficarem em roda virando para direita ficando de frente para as costas do participante a frente, todos colocam suas mãos no ombro da pessoa a frente para ficar numa distância confortável. Primeiramente pede-se permissão para tocar a outra pessoa, e pedir para avisar caso a massagem esteja muito pesada ou muito leve. Os que estão na roda são convidados a massagear suavemente e lentamente os ombros da pessoa a frente. Pode-se massagear o pescoço, ombros, para-vertebral e escápulas. Para quem tiver dificuldades pode-se dar tapinhas leves para massagear as regiões. Depois de 5 min inverte-se o círculo.

Tarefa de casa – 10 min para explicação

Exercício de organização do tempo semanal com gráfico pizza! Preencher com lápis de cor um dos gráficos com sua rotina semanal. Depois preencher o segundo gráfico com o ideal! Agora é estabelecer estratégias para chegar no ideal. Falar do direito ao descanso dando exemplo de horas de sono.

Check out – 5 min

Antes de desfazer a roda, convidamos as pessoas a levantarem o braço, para indicar como estão se sentindo. Para cima 100% e para baixo 0%. Quem quiser pode comentar seu estado.


Referências
Texto de Segurança Holística
What is the point of the revolution if we can’t dance?, Jane Barry and Jelena Dordevic
Integrated SecurIty: the manual, Jane Barry
Tempo

3 horas

Materiais
Atividade 1: Papel grande 1 por grupo, Canetinhas para anotação
Atividade 2: Folhas de sulfite, canetinhas para anotação
  • 22 papéis impressos da pizza com horários para semana.
  • Levar um gráfico pizza preenchido.
  • Levar 11 textos impressos
Dicas
TAGS
#cuidado
#autocuidado
#segurançaholística
#integratedsecurity